As regras apresentadas neste blog não constituem todo o Acordo Ortográfico. Sendo assim, selecionei as mais relevantes. De qualquer forma, faz-se necessário que tenhamos sempre as regras por perto como fonte de consulta. Não aconteceram muitas mudanças, mas, até conseguimos fixá-las adequadamente, precisamos estudá-las.
1) Para Começar, Vamos as Mudanças do Alfabeto:
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram introduzidas as letras
K,
W e
Y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z
2) O Uso do Trema
Não se utiliza mais o trema (¨), sinal gráfico que era colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada, nos grupos gue, gui, que, qui, em palavras portuguesas ou aportuguesadas.
Como era /Como fica
agüentar /aguentar
ergüir /erguir
bilíngüe /bilíngue
cinqüenta /cinquenta
delinqüente /delinquente
Eloqüente /eloquente
ensangüentado /ensanguentado
equëstre /equestre
ATENÇÃO: O trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas formas derivadas. Exemplos: Führer, Hübner, hüberiano, Müller, mülleriano, Bündchen.
O trema em seu uso na Língua Portuguesa, servia, apenas, como indicação da pronúncia da vogal "u". Em palavras estrangeiras, entretanto, possui uma notação diferente. O "ü" apresenta uma fonetização peculiar, colocando-se como meio-termo entre o "u" e o "i".
A cada dia, novas dicas serão postadas.
Você poderá fazer comentários sobre o que achou destas dicas e, até mesmo, postar dicas novas sobre a reforma de nossa ortografia.